A base de sustentação da Gaia Tecnologia Social é o método da Agricultura Natural.

A base de sustentação da Gaia Tecnologia Social é o desenvolvimento da Agricultura Familiar baseada no método da Agricultura Natural, criado pelo japonês Mokiti Okada (1882 – 1955).

Visionário, o senhor Okada já alertava sobre a importância de se respeitar a terra quando o esvaziamento de recursos naturais ainda não era o assunto mais preocupante do planeta.

A técnica é fundamentada na produção de alimentos saudáveis sem o uso de qualquer tipo de agrotóxico e sempre respeitando às leis da natureza, o que significa levar em consideração as potencialidades do solo, assim como as do clima e da vegetação local, de modo a se obter sucesso na produção agrícola e conquistar a verdadeira saúde.

A filosofia da Agricultura Natural é, nesse sentido, o que mantem de pé e fortalece o agricultor, que precisa ser cuidado com precedência à busca de retorno financeiro.

Em 2017, em sua primeira experiência internacional, a Gaia participou de um projeto inovador em Moçambique, no sudoeste do continente africano, onde, através do programa de hortas caseiras, diversas famílias começaram a produzir seus próprios alimentos e tiveram suas vidas transformadas.

Fabi conta que um dos maiores aprendizados dessa experiência foi observar a mudança de percepção do valor da terra aos olhos do pequeno agricultor e comprovar que a promoção da cadeia produtiva para fins de desenvolvimento socioeconômico precisa ocorrer em união com práticas que gerem segurança alimentar para agricultores e consumidores.

Durante o programa, ela conheceu a engenheira agrônoma Adriana Otutumi, que na época atuava como coordenadora voluntária da Africart – Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Natural, Arte e Cultura Africana – instituição moçambicana sem fins lucrativos que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das comunidades locais.

Com vivências valiosas na elaboração de projetos, implementação e acompanhamento de áreas agrícolas e hortas caseiras, Adriana uniu o seu propósito de promover o método da Agricultura Natural em larga escala ao objetivo da Gaia de oferecer ferramentas para que o pequeno produtor ocupe seu merecido lugar de importância na cadeia alimentar.

Entre outras singularidades, o ProNaturaAPP, primeiro fruto da Gaia Tecnologia Social, capacita novos praticantes da Agricultura Natural e, dessa forma, reconecta o homem à terra.

Estamos falando de desenvolvimento socioeconômico, inclusão e sustentabilidade, plantados pelas mãos de duas mulheres empreendedoras que conhecem de perto a potência da agricultura familiar.

“O ProNaturaAPP é o
primeiro fruto da parceria
dessas duas mulheres
empreendedoras e
capazes, que conhecem
de perto a força
transformadora da
agricultura familiar.”