Uma árvore florescendo com sua raiz muito bem sedimentada.

Assim é a Gaia Tecnologia Social, startup que tem como base o conhecimento plantado em 10 anos de experiências bem-sucedidas junto ao Pro Natura International, organização social que atua há mais de 38 anos com enfoque nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Erradicar
a pobreza

Acabar
com a fome

Vida
Saudável

Educação
de Qualidade

Igualdade
de Gênero

Trabalho digno e crescimento econômico

Inovação e Infraestruturas

Reduzir as Desigualdades

Cidades e Comunidades Sustentáveis

Produção e Consumo Sustentáveis

Combater as Alterações Climáticas

Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade

Parcerias para o Desenvolvimento

Objetivos

A Gaia colocou em prática projetos inovadores, impactando positivamente a realidade de milhares de famílias de baixa renda que, mesmo respondendo a 80% da produção de alimentos consumidos globalmente, não recebem capacitação adequada para gerir de forma sustentável suas cadeias produtivas.

O ProNaturaAPP foi desenvolvido pela Gaia em parceria com o Pro Natura e a Cooperativa Sementes do Marajó, a partir do trabalho de campo realizado junto às comunidades ribeirinhas da Ilha de Marajó, no estado do Pará, e será implementado primeiramente na região que, apesar de ser a segunda maior produtora de açaí fruto do estado, carrega um dado alarmante no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): 5 dos 20 piores munícipios de todo o Brasil são marajoaras. Esse número destoa da realidade marajoara que, ao mesmo tempo, apresenta um manancial de riqueza humana e de biodiversidade.

A Gaia acredita que tudo o que temos em abundância deve ser compartilhado no combate a escassez e isso inclui conhecimento e informação.

“A desigualdade
só pode ser combatida
com a união de todas as
esferas privilegiadas.”

Raiz do Tempo Gaia

2013 a 2023

Programa de Desenvolvimento Sustentável Ilha do Marajó – Pará:

– Fundação da Cooperativa Sementes do Marajó que oferece suporte ao desenvolvimento profissional da cadeia produtiva de açaí;

– Fundação do Telecentro CQC na Escola Ponta Alegre, projeto de inclusão digital que já formou cerca de 2000 crianças ribeirinhas;
Clique e assista ao vídeo:

– Criação da Mostra Cultural Marajoara que promoveu o levantamento e encontro de todos os artistas do município de Curralinho em um evento que reuniu mais de 3.000 pessoas;
Clique e assista ao vídeo:

– Criação da Missão Saúde Marajó que, em parceria com a Secretaria de Saúde de Curralinho, forneceu atendimento médico especializado a aproximadamente 1.800 famílias no Rio Canaticu;
Clique e assista ao vídeo:

Criação das Pílulas de Saúde para a Missão Saúde Marajó. Ferramenta de comunicação para o desenvolvimento e mudança social, construída em parceria com a comunidade local, a contora brasileira Fafá de Belém e a start-up UX Med.

Como tratar a água com o cloro.
Clique e assista ao vídeo:

Doença de Chagas
Clique e assista ao vídeo:

Hipertensão.
Clique e assista ao vídeo:

IST.
Clique e assista ao vídeo:

Saúde da mulher.
Clique e assista ao vídeo:

– Desenvolvimento de ferramenta digital para suporte de pequenos agricultores no Marajó e no mundo.
Clique e assista ao vídeo:

2014 e 2015

Programa de Desenvolvimento Sustentável Morro do Salgueiro – Rio de Janeiro

– Projeto de revitalização em parceria com lideranças comunitárias da Rádio Se Liga Salgueiro;

– Projeto de Hortas Comunitárias em parceria com o município do Rio de Janeiro fomentando a agricultura familiar.

2016

Programa de Desenvolvimento Sustentável do Tapajós – Pará

Com base na metodologia desenvolvida pelo Pro Natura chamada “Plataforma de Valor Compartilhado”, foi realizado o plano de viabilidade preliminar para a implantação de uma estrutura financeira que visa preparar o território para os grandes empreendimentos da região do Tapajós.

A partir de uma pesquisa de campo e escuta profunda do território foram elencados os principais entraves para o desenvolvimento econômico sustentável local e apontadas as cadeias de negócios alinhadas com as vocações das comunidades locais.

2017

Comunidade de Manguinhos – Rio de Janeiro

Participação do Pacto Local, em cooperação com diversas instituições e a partir de uma pesquisa participativa junto à Comunidade de Manguinhos, cujo objetivo foi construir um Índice Prosperidade para áreas socioeconomicamente vulneráveis em centros urbanos de grande porte, que no caso brasileiro são as favelas e as suas comunidades.

2018

Programa de Desenvolvimento Sustentável Farm Chipembe
Cabo Delgado – Moçambique:

– Fundação da Cooperativa dos Agricultores de Chipembe em Cabo Delgado;

– Desenvolvimento da Agricultura Familiar com treinamentos em técnicas da Agricultura Natural e Biochar para a promoção da cadeia produtiva local e a segurança alimentar dos agricultores envolvidos no projeto.

2018

UNITAR – Rio de janeiro

– Projeto de Capacitação de Comunidades no Rio de Janeiro para mudanças climáticas.

2019

Projeto Alto Sustentável – Rio de Janeiro

– Elaboração de plano de viabilidade para desenvolver cadeias produtivas para pequenos agricultores residentes nas comunidades do Alto da Boa Vista.

2020

Programa de Desenvolvimento Sustentável Moqueguá – Peru:

– Elaboração de um Plano de Viabilidade Financeira de cadeias produtivas para pequenos agricultores.

2020

Plataforma de Valor Compartilhado (PVC) para pequenos agricultores.
Minas Gerais:

Com base na metodologia desenvolvida pelo Pro Natura chamada “Plataforma de Valor Compartilhado”, foi realizado um plano de negócios para a implantação de uma estrutura financeira que visa dar suporte ao desenvolvimento sustentável da região de Vazantes em Minas Gerais, sob a influência de atividades extrativistas de mineração.

Deu-se enfoque na cadeia do leite, sendo elencados os principais entraves para o desenvolvimento econômico sustentável local, e apontadas outras cadeias de negócios alinhadas com as vocações das comunidades locais.